O MEI ou Microempreendedor Individual é um modelo de abertura de firma diferenciado. Ajuda aos pequenos empresários a se formalizar e ter alguns direitos a mais. Tornar-se um MEI é simples e barato. Saiba mais!
O que é um MEI?
As empresas no Brasil podem se registrar em três modelos: LTDA, SA e MEI. Uma empresa registrada quer dizer ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), numeração de registro junto à Receita Federal. É o CPF da empresa, único e intransferível.
Tanto LTDA como SA são focados em empresas de médio e grande porte, com altas taxas de impostos e muita burocracia. Mas ao longo dos anos o Governo Federal notou uma enorme quantidade de pequenas empresas navegando pela informalidade porque os modelos pré-existentes não se ajustavam à sua realidade. Foi aí que surgiu o MEI.
O modelo de empresa permite que um pequeno empresário se torne formal. Dessa forma, é possível realizar a Declaração do Imposto de Renda MEI.
Quem pode e quem não pode ter um MEI?
O modelo de microempreendedor individual permite a quem possui um negócio próprio se formalizar mesmo que seja apenas ele mesmo. Todos os tipos de empreendimentos de pequeno porte podem buscar a legalização de sua empresa desde que siga algumas regras. Os pré-requisito são:
- A empresa ter um lucro anual de até R$ 60 mil;
- Ter apenas um funcionário além do dono;
As regras que permitem gozar dos benefícios de ser um microempreendedor individual são restritas. Não pode ter um MEI:
- Servidor público;
- Sócio, administrador ou titular de uma outra empresa;
- Estrangeiro com visto provisório no país.
As vantagens de ser um MEI
Ter um CNPJ cadastrado na categoria de MEI traz alguns benefícios para o empresário. O principal é ter um CNPJ, ou seja, ser cadastrado na Receita Federal como pessoa jurídica. Isso lhe permite emitir nota fiscal e com isso vender para outras empresas e até participar de alguns tipos de licitações.
A posse de um CNPJ permite ao empresário também ter conta bancária em nome da empresa. Alguns clientes preferem pagar por lá e registrar seu pagamento. E com a conta bancária pode solicitar uma maquineta de cartão de crédito.
Empréstimos e financiamentos com juros mais baixos também são vantagens do MEI. Os bancos ofertam linhas de crédito mais baixas e um maior valor disponível porque há mais chances de retorno.
O imposto de renda MEI é mais em conta, assim como abertura e manutenção da empresa.
Como se tornar um MEI
Ser um MEI quer dizer abrir uma empresa legalmente. Para isso é necessário registrar-se online em primeiro momento no site do Governo Federal específico o que você pode fazer clicando aqui. Basta clicar em “quero me formalizar” e fazer o cadastro.
Todo o processo é online. Após preenchido o cadastro é avaliado e se não há erros o número é gerado. Com isso é só baixar a inscrição também no mesmo site para guardar o número do CNPJ e pagar a taxa referente à inscrição.
No mesmo site também ficam disponíveis os carnês de pagamentos dos impostos para download.