Todo concurso precisa dispor de uma equipe trabalhando nos bastidores para que ele aconteça perfeitamente. Uma das funções mais populares na realização de um concurso como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a de fiscal. Você sabia que também pode trabalhar como fiscal do Enem? Leia o texto a seguir e entenda como você pode exercer o serviço.
O que faz um fiscal?
Existe toda uma equipe pronta para fazer com que o Enem aconteça e cada trabalhador é importante. O fiscal irá trabalhar diretamente com os candidatos do exame, desde a recepção e verificação do documento, até a fiscalização de incidentes que podem acontecer em sala.
Durante toda a aplicação de prova, o fiscal deverá circular pela sala e garantir a segurança dos participantes. Também será necessário que ele realize os processos de fiscalização sempre que o candidato for deixar e retornar para sala.
É fundamental que não haja fraude no concurso, portanto, a equipe deverá estar preparada para situações inusitada e conhecer todo o regulamento de aplicação de prova do Enem.
Quem pode trabalhar na função?
Nem todos podem participar da equipe de aplicação de prova do Enem. O primeiro dos requisitos é que candidatos inscritos, obviamente, não podem se candidatar para o cargo de fiscal. Ou seja, se inscrever para a prova ENEM 2021 impossibilita que você exerça a função de fiscal nesta versão.
Além disso, é exigido que o encarregado possua pelo menos, o certificado de conclusão do Ensino Médio, como também, não tenha participado de nenhuma forma da elaboração de prova do Enem.
O candidato ao cargo não pode possuir conjugues ou afinidades com os candidatos inscritos no Enem, para evitar fraude no concurso. É necessário que o mesmo possua acesso a internet a fim de fazer o cadastro para o cargo e realizar a capacitação online.
Como me tornar um fiscal do Enem?
O fiscal de prova terá uma função muito importante em sala e a remuneração para o cargo pode chegar a mais de R$300 por dia. Por isso, quem está interessado em participar da equipe de aplicação e corresponde aos requisitos citados, pode se candidatar através de um cadastro online.
Quando for anunciado o edital de seleção para a equipe do concurso, você deverá acessar o site oficial da Rede Nacional de Certificadores e informar seus dados pessoais para cadastro.
Depois é preciso preencher um formulário digital muito importante. Quando concluir o seu cadastro, você deve aguardar a divulgação do resultado pelo Inep e seguir as instruções enviadas.